Olá pessoal, tudo bom?
Geralmente quando estamos migrando o serviço interno de e-mail de uma organização para outra solução, por exemplo, Office 365, Google Apps, etc, temos necessidade de manter a infraestrutura antiga para que nossos usuários não sofram transtornos enquanto a migração estiver ocorrendo, porém, também temos que fazer com que as novas mensagens originadas por nossos usuários através do ambiente antigo sejam encaminhadas para o novo serviço para que os usuários não fiquem com algumas mensagens em um servidor e outras no outro.
Se esse for o seu caso e se você estiver utilizando o Qmail como MTA em sua organização, siga os passos abaixo para manter seus usuários no ambiente antigo, mas encaminhando as novas mensagens do seu domínio para o novo servidor. Como pré-requisito, você já deverá ter configurado o MX do DNS de sua organização para apontar para o novo servidor de e-mail e é claro, fazer com que o novo servidor aceite mensagens com o sufixo do seu domínio, por exemplo, minhaempresa.com.br.
A resolução para essa situação no Qmail é simples, vamos aos passos:
- Verifique se você possui no diretório /var/qmail/control um arquivo chamada smtproutes. Caso não possua, crie esse arquivo e faça a edição para que o mesmo fique similar ao exemplo abaixo:
minhaempresa.com.br:endereco.do.novo.servidor.smtp - Caso você esteja trabalhando com domínios virtuais no Qmail, também será necessário remover do arquivo virtualdomains a linha corresponde ao domínio que você está trabalhando;
- Reinicialize o serviço do Qmail e confira se o redirecionamento já está funcionando.
Espero ter ajudado.
Grande abraço,
Eduardo Henrique Rizo
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