Segundo o autor Alfredo Lotar em seu livro Como Programar com ASP.NET e C#, o ADO.NET Entity Framework é a evolução do ADO.NET e permite definir um modelo conceitual para dados. Por exemplo, você pode criar uma representação gráfica do banco de dados, por meio de uma classe. Dessa forma, é possível facilmente adicionar, atualizar, excluir e extrair informações de um banco de dados.
Ainda segundo o mesmo autor, a ferramenta Entity Data Model Tools permite criar um modelo conceitural para dados de um banco de dados existente e também visualizá-lo graficamente e atualizá-lo. Ou então criar graficamente primeiro o modelo conceitual, para depois gerar o banco de dados a parte desse modelo.
Faz parte do Entity Data Model Tools as seguintes ferramentas: ADO.NET Entity Data Model Designer, Entity Data Model Wizard, Create Database Wizard e Update Model Wizard.
Neste post, demonstro como criar um arquivo .edmx – arquivo XML que define um modelo conceitual – a partir de um banco de dados já existente. Neste exemplo, estarei utilizando o já conhecido banco de dados Northwind, no entanto, vale ressaltar que em um mesmo projeto, você pode ter vários arquivos .edmx sendo um para cada banco de dados.
No vídeo abaixo você pode observar a criação de um arquivo .edmx e uma consulta utilizando o Entity Framework.
Caso queira saber um pouco mais sobre o assunto, leia o post sobre operações CRUD com Entity Framework.
Grande abraço a todos!
Eduardo Henrique Rizo
[twitter-follow screen_name='eduardorizo' show_count='yes']
Pingback: Operações CRUD com Entity Framework « Blog do Eduardo H. Rizo
Excelente…já vou iniciar meu novo projeto utilizando o Entity…seguindo pro próximo post…hehe
Pingback: LINQ e Entity Framework « Blog do Eduardo H. Rizo
Pingback: LINQ, Entity Framework e Tipos Anônimos « Blog do Eduardo H. Rizo
Pingback: WebServices, LINQ e Entity Framework (EF4) « Blog do Eduardo H. Rizo
Pingback: Atualização aula de 04/08/2012 « Professor Wilson